curso Pós-Graduado de especialização / 2 semestres / 60 ECTS
NÃO CONFERENTE DE GRAU ACADÉMICO
Apresentação do curso
O designer que atualmente intervém nos meios digitais, desenvolvendo websites, aplicações ou serviços para uma multiplicidade de dispositivos disponíveis, acaba inevitavelmente por ser multidisciplinar. Apesar do foco do seu trabalho ser sobretudo o desenho da interface visual, em termos projetuais as suas competências atravessam diversas áreas de atuação. Por ser recente, esta atividade é difícil de classificar e isso é patente na diversidade de títulos que são atribuídos aos profissionais que a exercem: Digital Designer, Web Designer, Multimedia Designer, Interactive Designer, Interaction Designer, Information Designer, Digital Product Designer, User Experience Designer, User Interface Designer, Design Technologist, entre outras designações.
Objetivos do curso
Coordenação científica
Consulte aqui a equipa de coordenação deste curso.
Plano curricular
Organização do curso
O Curso Pós-Graduado de Especialização em Digital Experience Design tem uma duração de 2 semestres letivos, num total de 60 ECTS, distribuídos por unidades curriculares obrigatórias e optativas. A maioria das unidades curriculares serão constituídas por seminários/workshops intensivos dados por especialistas de modo a abranger-se todos os conteúdos programáticos indicados.
A PG-DXD conclui-se com a apresentação e aprovação por um júri, de um trabalho teórico-prático desenvolvido em Projeto de Digital Experience Design 2.
Todas as aulas são lecionadas em português. Como tal, recomenda-se um domínio independente da língua portuguesa (no mínimo, nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
Pode consultar aqui o plano de estudos e as normas regulamentares do Curso Pós-Graduado de Especialização.
Unidades curriculares: Sinopses
Projeto DXD 1 e 2 / 6h semanais
Desenvolvimento de projeto focado na criação de um produto digital.
Linguagens e Tecnologias Digitais 1 e 2 / 3h semanais
Em complementaridade com Projeto DXD 1 e 2 os alunos aprenderão o seguinte:
- Fundamentos de html, css e javascript;
- Content Management Systems;
- Publicação de projetos digitais na web;
- Plataformas e ferramentas on-line.
Design de Interfaces 1 e 2 / 3h semanais
Apresenta-se como uma unidade curricular orientada para a prática nas seguintes áreas/temáticas:
- Arquitetura de informação;
- Design de interação;
- Design Atómico;
- Design Centrado no Utilizador;
- Prototipagem de baixa/média/alta fidelidade;
- Ferramentas para prototipagem de interfaces visuais;
- Principios de design visual;
- Desenho de Interfaces Visuais;
- Usabilidade e acessibilidade;
- Gamification;
- Estratégia de conteúdos.
Design da Experiência do Utilizador / 1h30 semanais
Métodos e Técnicas de Investigação Centrada no Utilizador;
Abordagem ao Design Centrado no Utilizador;
Fundamentos de Usabilidade e acessibilidade (Padrões de Design/Interação);
Ciclo de Desenvolvimento de Produtos;
Fundamentos da Experiência do Utilizador.
Marketing Digital / 1h30 semanais
O impacto do online nos hábitos dos consumidores;
O papel das marcas;
Redes sociais;
Email marketing;
Elaboração de planos de comunicação;
SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization);
ROI (Return on Investment);
Análise de métricas;
Elaboração de relatórios.
Gestão do Design e Empreendedorismo (optativa) / 1h30 semanais
Trata tanto da gestão do design enquanto parte integrante de um qualquer projeto como também da vertente do empreendedorismo, o saber lançar um produto no mercado. Em complementaridade com Marketing Digital.
Benchmarking;
Identificação de stakeholders;
Criação e manutenção de redes de contactos;
Self-branding;
Gestão de projeto e recursos humanos;
Etapas necessárias ao lançamento de um produto no mercado.
Teoria e Crítica do Design Digital (optativa) / 1h30 semanais
História do design para a web e dispositivos digitais;
Análise e crítica de abordagens e teorias;
Análise de padrões e teorias na web.
Horário
A Pós-Graduação funciona em horário pós-laboral, de segunda a quinta-feira, das 18h00 às 23h00.
Quem se pode candidatar
São admitidos como candidatos à inscrição no Curso Pós-Graduado de Especialização em Digital Experience Design:
- Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Design de Comunicação, Design de Produto, Design Industrial, Arte Multimédia, assim como em áreas similares;
- Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Design de Comunicação, Design de Produto, Design Industrial, Arte Multimédia, assim como em áreas similares;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas de Design de Comunicação, Design de Produto, Design Industrial, Arte Multimédia, assim como em áreas similares, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização desde curso pelo Conselho Científico.
Candidatura de estudantes finalistas
São ainda admitidas candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de licenciatura, nas áreas acima indicadas, num estabelecimento de ensino superior português.
Em caso de admissão no Curso, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até ao termo do prazo fixado para o efeito.
Informações mais detalhadas sobre as condições de candidatura e de admissão de estudantes em fase de conclusão de licenciatura devem ser consultadas na área relativa ao processo de candidatura a ingresso.
COMO APRESENTAR A CANDIDATURA
A apresentação da candidatura é efetuada exclusivamente on-line, através da plataforma Fenix. Todas as informações relativas ao processo de candidatura (datas, vagas, documentos necessários e forma de submissão da candidatura) podem ser consultadas aqui.
Pela apresentação da candidatura é devida uma taxa de candidatura, não reembolsável.
PROPINAS
Consulte aqui a propina atualmente fixada para a frequência do curso.
O valor da propina para os estudantes em regime geral a tempo integral é fixado anualmente pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa, que pode, ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, fixar valores diferenciados para os estudantes internacionais.
As propinas podem ser pagas em prestações, a definir pelo Conselho de Gestão da Faculdade de Belas-Artes.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DE SERIAÇÃO
Na seleção dos candidatos será efetuada uma avaliação global do seu percurso, sujeita a uma classificação na escala numérica de 0 a 20 valores, em que serão considerados os seguintes critérios:
- Classificação e adequação do grau académico de que o candidato é titular, ponderada a área de formação do ciclo de estudos face aos objetivos e condições específicas de ingresso do curso a que se candidata, sendo que no caso de graus académicos obtidos em estabelecimentos de ensino superior estrangeiros, a classificação será a resultante da conversão proporcional da classificação obtida para a escala de classificação portuguesa, quando o estabelecimento de ensino superior estrangeiro adote uma escala diferente desta;
- Apreciação do currículo profissional, académico, científico e artístico.
Os candidatos serão seriados de acordo com a pontuação obtida na avaliação, resultante da média aritmética simples das classificações atribuídas a cada um dos critérios de seleção, sendo considerados excluídos do procedimento de seleção os candidatos que obtenham nota inferior a 9,5 valores. Os parâmetros de apreciação encontram-se descritos no Anexo I ao Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Belas-Artes.
Poderá ser efetuada uma entrevista de seleção aos candidatos, se o coordenador do curso entender necessário, passando nesse caso a mesma a integrar os critérios de avaliação acima indicados, sendo excluídos do procedimento de seleção os candidatos que não compareçam à entrevista.
Este curso é oferecido no âmbito do programa “Impulso Adulto” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).